quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Desligamento da atividade "Sociologia do Negro no Brasil" da Escola Livre de Ciência e Cultura

A Escola Livre surgiu como fruto do movimento estudantil da FSA, com apoio de alunos e professores das mais diferentes correntes. A atividade intitulada “Sociologia do Negro no Brasil” foi ministrada pela Profª Aline Elizabeth, desde o começo do ano, de forma a completar o quadro de professores do curso livre de Ciências Sociais no primeiro semestre. No segundo semestre a Escola Livre, tendo que se adaptar a uma nova realidade, transformou seus cursos em módulos independentes.
O caráter deste curso livre foi mudado para o de “um grupo de estudos” com a incorporação de outros membros da LER-QI ­– entidade política da qual participa a professora – na direção do grupo, que não abrem mão de divulgar o nome desta entidade política como “organizadora do curso”, uma vez que este é pensado pelo conjunto da entidade. .
Entendemos que assim, a professora e sua organização, que outrora contribuíram para a construção da Escola, deixaram de contribuir para o movimento e passaram a apropriar-se do espaço conquistado por uma luta coletiva. Não somos contra grupos de estudos políticos, mas sim do oportunismo político. De forma que, feito o debate entre várias pessoas que ajudam na consolidação da Escola Livre e com a professora em questão ­– e membros do seu grupo –, acordou-se o desligamento desta atividade da Escola Livre. Uma vez que esta não possui vínculos partidários e/ou institucionais e não é espaço para promoção de qualquer partido ou instituição, e que todos os seus construtores trabalham tendo como objetivo a construção do pensamento crítico pautado no conhecimento acumulado sob a perspectiva do proletário
A reorganização de uma atividade tratando da questão do negro deverá ser rediscutida pelo coletivo tendo em vista a importância do assunto, mas, qualquer atividade desenvolvida pela professora em questão e pelo grupo em que atua, não terá vinculo algum com a Escola Livre.
Ressaltamos que a Escola Livre continua aberta para receber contribuições das pessoas e organizações que buscam fomentar a movimentação coletiva autêntica, voltadas para o desenvolvimento científico e cultural como intervenção no mundo.

Escola Livre de Cultura e Ciência.
escolalivredeculturaeciencia@yahoo.com.br

Nenhum comentário: