quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A Escola Livre...

A Escola Livre de Cultura e Ciência tem como principal intuito proporcionar a interação social tão necessária ao bom exercício do saber.
As atividades ministradas tem o objetivo de acrescentar novas perspectivas culturais tanto àqueles que recebem quanto àqueles que doam, o que acreditamos ser um bem comum e um direito natural do homem, o conhecimento. Dentro desta perspectiva, o trabalho procura proporcionar o acesso ao conhecimento que geralmente ficam restritos a quem pode comprá-lo.
O núcleo de suas atividades está, principalmente, dentro do centro Universitário Fundação Santo André; uma vez que esta é uma universidade pública e os cidadãos da região tem o direito de frequentá-la e adquirir o conhecimento que lá é produzido e disseminado.
As atividades da Escola Livre começaram em dezembro de 2007. No primeiro semestre de 2008 ela funcionou como suporte para a manutenção dos cursos acadêmicos de Ciências Sociais, História e Geografia do CUFSA, por conta destes não terem sido abertos pela antiga reitoria. Por diversas razões estes cursos apresentaram uma grande evasão por parte dos alunos e, por consequência, de alguns professores, o que nos fez repensar a forma como os cursos eram apresentados e qual era o público a ser atingido.
Chegamos então a conclusão de que deveríamos:
1- Desmembrar as diciplinas em módulos independentes tornado a participação mais flexível e abrangente;
2-Estipular carga horária para realização dos mesmos;
3-Emitir certificados de participação através do Diretório Acadêmico com aproveitamento de conteúdo para validação de hora de estágio;
4-Criar conexões com escolas do ensino público para parcerias em atividades específicas como mini cursos, paléstras, exposições, e etc. Com o intuito de trazer os alunos para o ambiênte acadêmico despertando o interesse por áreas não mercadológicas;

Diante destas atitudes tomadas, apresentamos para vocês cursos da Escola Livre de Cultura e Ciência oferecidos no 2º Semestre de 2008 e os convidamos a participarem.

Nenhum comentário: