sexta-feira, 4 de abril de 2008

A Escola Livre

“A aquisição da cultura (...) significa,
numa palavra, a conquista da liberdade.”

Um dos maiores ganhos oriundos da interação entre as diferentes pessoas envolvidas no movimento estudantil da F$A foi a percepção da capacidade de produção cultural (intelectual e material) que a autonomia e o coletivismo proporcionam.
Livre das normas da instituição, dentro de um espaço propício para o desenvolvimento humano, os alunos da FSA, numa integração entre os diferentes cursos, movimentos sociais e a comunidade local, proporcionaram atividades multidisciplinares, gratuitas e livres de burocracia, que contribuiram para o desenvolvimento intelectual e humano dos participantes e para o bem comum.
Dentro da percepção que a falta de articulação dos indivíduos e dos diferentes setores sociais divide o conhecimento em inúmeras partes e prejudica a reivindicação de direitos justos de cada pessoa, surge a Escola Livre de Ciência e Cultura.
Ela funciona a partir da utilização de lugares diferenciados (a princípio o mais utilizado é F$A) para a ocorrência das atividades propostas pelas pessoas que estão dispostas a participarem efetivamente; as principais atividades desenvolvidas são: aulas, palestras, exposições, oficinas, etc. ministradas por grupos autônomos e/ou por todo e qualquer indivíduo que se julgar capaz, sendo ele diplomado ou não. As atividades ministradas têm como finalidade acrescentar novas perspectivas culturais tanto àqueles que recebem quanto àqueles que doam, o que acreditamos ser um bem comum e um direito natural do homem, o conhecimento.
Hoje, um dos focos de atuação da ELCC é trazer a comunidade para dentro da F$A, uma vez que ela é pública e suas atividades devem servir para o desenvolvimento dos cidadãos da região.
São ministrados no espaço dos estudantes (Diretório Acadêmico) os cursos livres de Ciências Sociais, História e Geografia, uma vez que a instituição não abriu estes e demais outros cursos alegando não haver procura da sociedade. Com mais de 200 inscritos para os cursos livres (em uma semana de inscrição), mostramos que a comunidade está interessada em estudar e na sua maioria não tem condições de pagar.
Outras atividades continuam ocorrendo, dentro e fora da FSA. Convidamos a todos para participarem das atividades propostas e a trazerem novas idéias.
Confira a programação neste blog...

Nenhum comentário: