quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A Escola Livre...

A Escola Livre de Cultura e Ciência tem como principal intuito proporcionar a interação social tão necessária ao bom exercício do saber.
As atividades ministradas tem o objetivo de acrescentar novas perspectivas culturais tanto àqueles que recebem quanto àqueles que doam, o que acreditamos ser um bem comum e um direito natural do homem, o conhecimento. Dentro desta perspectiva, o trabalho procura proporcionar o acesso ao conhecimento que geralmente ficam restritos a quem pode comprá-lo.
O núcleo de suas atividades está, principalmente, dentro do centro Universitário Fundação Santo André; uma vez que esta é uma universidade pública e os cidadãos da região tem o direito de frequentá-la e adquirir o conhecimento que lá é produzido e disseminado.
As atividades da Escola Livre começaram em dezembro de 2007. No primeiro semestre de 2008 ela funcionou como suporte para a manutenção dos cursos acadêmicos de Ciências Sociais, História e Geografia do CUFSA, por conta destes não terem sido abertos pela antiga reitoria. Por diversas razões estes cursos apresentaram uma grande evasão por parte dos alunos e, por consequência, de alguns professores, o que nos fez repensar a forma como os cursos eram apresentados e qual era o público a ser atingido.
Chegamos então a conclusão de que deveríamos:
1- Desmembrar as diciplinas em módulos independentes tornado a participação mais flexível e abrangente;
2-Estipular carga horária para realização dos mesmos;
3-Emitir certificados de participação através do Diretório Acadêmico com aproveitamento de conteúdo para validação de hora de estágio;
4-Criar conexões com escolas do ensino público para parcerias em atividades específicas como mini cursos, paléstras, exposições, e etc. Com o intuito de trazer os alunos para o ambiênte acadêmico despertando o interesse por áreas não mercadológicas;

Diante destas atitudes tomadas, apresentamos para vocês cursos da Escola Livre de Cultura e Ciência oferecidos no 2º Semestre de 2008 e os convidamos a participarem.

Cursos oferecidos no 2º Semestre de 2008

Segunda-Feira (Início 25/08)
Curso: RELAÇÕES DE TRABALHO DOCENTE
Profº.: Odair de Sá Garcia
Horário: das 19h30 às 22h30 - Duração: 8 Semanas
Gênese do trabalho na sociedade capitalista; a constituição da sociedade salarial no processo de industrialização; análise da relevância do trabalho nas relações sociais e nas condições de vida, na sociedade moderna e suas repercussões na Escola, em uma perspectiva histórica e epistemológica.


Quarta-Feira (Já em andamento)
Atividade: Consrução de Núcleo Artístico
Profº.: Gontran G. Netto
Horário: das 18h às 19h30 - Duração: Tempo Indeterminado

A atividade visa o desenvolvimento das capacidades artísicas dos participantes, principalmente em pintura, voltada para a ação direta e crítica dos mesmos à sociedade - com a dada importância ao trabalho coletivo.



Quarta-Feira (Início 27/08)
Curso:
KARL MARX: O HOMEM COMO SER ABERTO
TRABALHO E AUTOCONSTRUÇÃO HUMANA
Profª.: Lívia Cotrim
Horário: das 19h30 às 22h30 - Duração: 9 semanas

O curso aborda elementos da posição marxiana sobre o processo de humanização: distinção e intercâmbio entre homens e natureza – o trabalho, forma da atividade humana; a história como autoconstrução individual e genérica; a determinação social da consciência; divisão social do trabalho e alienação; o homem como ser aberto: perspectivas da lógica do trabalho.

Quinta-Feira (Início 28/08)
Curso: QUESTÃO AMBIENTAL - RELAÇÃO HOMEM x NATUREZA OU SOCIEDADE x NATUREZA?
Profº.: José Mariano Caccia
Horário: das 19h30 às 21h - Duração: Tempo Indeterminado



Sexta-Feira (Início 29/08)
Grupo de Estudos:
ECOLOGIA E LUTAS SOCIAIS
Horário: das 19h30 às 22h30 - Duração: Tempo Indeterminado

O grupo se propõe a analisar criticamente o quadro ecológico/social brasileiro. Tomando como referencia a obra intitulada: "Ecologia e Lutas sociais no Brasil" do Profº Dr. Mauricio Waldman.



Sábado (Início 30/08)
Curso:
SOCIOLOGIA DO NEGRO NO BRASIL
Profª.: Aline Elizabeth
Horário: das 13h30 às 16h30 - Duração: 12 semanas
* Esta Atividade Ocorrerá de 15 em 15 dias.

No semestre passado fizemos um grande apanhado de autores e temas relacionados à formação do tipo ideal brasileiro e sobre o racismo imperante na ideologia produzida pelos sociologos brasileiros.
Como percebemos a necessidade de aprofundar estes temas e, dar mais vazão às discussões, decidimos neste novo período do curso livre fazer nossas aulas em esquema de grupo de estudos. Pretendemos utilizar este semestre para estudar centralmente o processo de resistência quilombola e o abolicionismo. Com a discussão passando por Clóvis Moura, Abddias do Nascimento entre outros.

Local: Diretório Acadêmico Honestino Guimarães - FAFIL Fundação Santo André (Av. Príncipe de Gales, 821 - S.A.)


Inscrições antecipadas das 17h às 22h, no Diretório Acadêmico Honestino Guimarães, ou no dia de início do curso.


Os Cursos são GRATUITOS, livres de burocracia
e abertos a toda comunidade!!
Para o Aluno que concluir 70% do Curso será emitido certificado com a respectiva carga horária.