quinta-feira, 29 de maio de 2008

Festa na Quadra

Festa Na Quadra
Sexta-Feira (30/05)

Reggae;
Rock;
MPB;
e mais música para dançar.

Bandas, Cultura, Protesto, Diversão e
ODAIR FORA DA FUNDAÇÃO!!!



"Se não posso dançar
não é minha revolução..."


à partir das 22h - Local: Quadra da Fundação Santo André
(Av. Príncipe de Gales, 821 - S.A.)



Entrada gratuita... é claro!

Atividades da Semana

Construção de Núcleo Artístico (com Gontran Netto)
Produção de arte e desenvolvimento do Coletivo da Escola Livre
Dia: 4ª feira - às 18h.
Local: Diretório Acadêmico Honestino Guimarães, FAFIL - Fundação Santo André (Av. Príncipe de


Iniciação Musical em Violão e Guitarra
Proporcionar pequena noção da linguagem musical com o intuito de que possam prosseguir se aprofundando posteriormente a partir da base aplicada.
Dias:
Quinta-feira - às 18h
Sábado - às 12h
Local: Diretório Acadêmico Honestino Guimarães, FAFIL - Fundação Santo André (Av. Príncipe de Gales, 821 - S.A.)

terça-feira, 13 de maio de 2008

Encontro em Defesa da Educação Pública

Participe do Encontro em Defesa da Educação Pública e Pela Federalização da Fundação Santo André
Uma vez que a média de anos de estudo das pessoas de 17 a 24 anos de idade da Região Sudeste do Brasil é de 8,7 anos, correspondendo tão somente ao Ensino Fundamental; e que só no ano de 2007 foi instalada uma universidade pública no ABC paulista, que garante apenas 1500 vagas para os 2.354.722 habitantes da região.
Considerando que no estado de São Paulo só contamos com três universidades públicas e que as mesmas são freqüentadas por mais de 80% de jovens vindos do ensino particular, com a melhor renda per capta do país e, mesmo assim, atendem somente um número reduzido de jovens.
Vemos a urgente necessidade da garantia do ensino superior público, gratuito e de qualidade para todos.
Ao mesmo tempo, a Fundação Santo André é uma Faculdade Municipal (ou seja, PÚBLICA), que desde sua criação cobrou mensalidades baixas – sempre abaixo do salário mínimo – para apenas manter seus custos de manutenção, fornecendo ensino de excelente qualidade, do qual se beneficiaram os filhos dos assalariados e trabalhadores de toda a região do ABC; e por sua vez contribuiu e muito para a formação oficial dos jovens da região, bem como de toda a Grande São Paulo, com o oferecimento de bons professores (em média 1200 por ano) às redes de ensino público e privado.
Mas, desde 2002 este patrimônio vem sendo destruído: acabaram-se os subsídios públicos, que muito contribuíam para as baixas mensalidades; hoje os gastos administrativos somam de 45 a 60% das receitas das mensalidades; o aumento dos juros bancários pagos pela instituição é de 5162%; existe uma cerrada perseguição política aos professores que discordam da forma de administrar o “Centro Universitário”; e os cursos foram totalmente precarizados, ao ponto de no ano de 2008 dos 11 cursos de Licenciatura somente 3 abrirem primeiros anos.
Estas práticas que visam a privatização completa da educação e seu sucateamento (ensino á distância, salas e laboratórios lotados e precários, projetos pedagógicos voltados ao lucro e não ao ensino, à pesquisa e à extensão) são implementadas à partir de ordens diretas do Banco Mundial / FMI, cujos agentes no país são o MEC, e os Governos Federal, Estadual e Municipal.
Diante desta situação caótica em que se encontra a FSA e o ensino público do país Nós Estudantes e Professores do Centro Universitário Fundação Santo André convidamos a todos para participarem do Encontro em Defesa da Educação Pública e Pela Federalização da FSA que faremos realizar no próximo dia 17 de maio de 2008 das 9h às 18h, para traçarmos perspectivas de garantir o ensino público, gratuito e de qualidade para todos.
Endereço: Av. Príncipe de Gales, 821 - Santo André (Prédio da FAFIL).

sábado, 3 de maio de 2008

Estamos com vocês!!!

Manifesto do Movimento Cristão Contra a Miséria em apoio à luta dos Estudantes da FSA.

Nós do MCCM, apoiamos a luta dos estudantes da fundação Santo André por um ensino livre e gratuito para o povo, em prol daqueles que tem ficado do lado de fora das instituições acadêmicas, mais uma vez tem sido os pobres, aqueles que sempre ficam excluídos de tudo e hoje da educação.
Apoiamos a luta daqueles que almejam o povo do lado de dentro, não daqueles que querem se promover em determinados partidos, afinal é ano de eleição, também não apoiamos aqueles que lutam só pela diminuição da própria mensalidade pensando em si mesmos. Nosso apoio é para aqueles que lutam pela entrada do povo na faculdade e que tem uma visão que não é individualista.
Apoiamos esses jovens que tem ações em prol do pobre e do miserável, esperamos que você se junte nesta luta em prol daqueles que estão do lado de fora, por uma posição cristã e sem violência, pelo direito de uma faculdade livre e para todos.Nosso apoio vai também para todos aqueles que estão nesta mesma luta ao longo do nosso Brasil.
Estudantes nós em nome de Cristo estamos com vocês!!!
Participe e conheça mais o Movimento Cristão Contra a Miséria

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Manifesto de Resistência

Estamos diante de um sistema opressor; estamos diante de um modelo de sociedade assassino na sua raiz, que cria estelionatários, exploradores e bandidos; estamos diante de um mundo onde o ser humano é apenas um produto; estamos diante de uma realidade onde a ganância do indivíduo é seu sentimento mais valorizado, onde as pessoas possuem cada vez menos condições de se relacionar humanamente com outras e de entender o porquê de sua miséria e de quase todo o planeta.
A situação parece perdida. Mas a cada novo dia indivíduos despontam para a luta pelo seu direito de se alimentar, pelo seu direito de morar, pelo seu direito de estudar, pelo seu direito de amar e pelo direito de serem seres humanos. Não há como impedir, quanto mais difícil a situação dos indivíduos mais eles lutarão para modificá-la.
Na base de toda e qualquer luta está a união e a consciência. Por isso lutamos para que todos tenham acesso à educação de qualidade. E quanto mais barreiras nos impuserem mais seremos perspicazes para driblá-las, porque nós oprimidos somos a maioria e temos interesses em comum: a mudança.
Aconteça o que acontecer, onde houver opressão haverá resistência....
Santo André, 02 de maio de 2008.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

2ª REVIRADA Cultural da USP

01/05 Primeiro de Maio

10h Concentração-ato na Praça da Sé (a caminho da USP).
14h Churrasco com leitura do Manifesto Comunista e Chorinho
16h Debate "160 anos do Manifesto Comunista e os desafios da Esquerda"
18h30 Conversa com os trabalhadores
19h Banda de Choro "Seis Sextos"


02/05 Sexta

19h REvIRADA Social - dialogo entre Movimentos Sociais sobre a Universidade
com projeção de filmes sobre ocupações e repressão
21h Banda + DJ


03/05 - Sábado Um ano da Ocupação da REItoria da USP

11h às 15h Encontro Geral das Ocupações para articular o Movimento
14h30 às 17h Debates: 40 anos de Maio/68 e Contracultura
17h Oficinas de Estencil, Máscaras etc
17h49 Um ano de Ocupação
19h Teatro, Poesia, Cinema no CANIL e praça - Jongo Dito Ribeiro
22h Bandas para virar a madrugada
2h Banda do CANIL


04/05 Domingo Dois anos de Ocupação do CANIL

7h Café da Manhã
8h Yoga - Renascendo o Sol
10h Plantio mudas e sementes
12h Debate: AI-5 40 anos depois - com churras

Final(inicia)ação

http://forumdaocupacao.over-blog.com

Escola Livre Itinerante

Domingo, dia 4 de maio de 2008,
à partir das 10h

Escola itinerante na ARCA!

Várias oficinas serão oferecidas como resultado do primeiro encontro de "Escola Itinerante Livre". Dentre elas, o Ativismo ABC oferecerá uma oficina sobre dádiva (baú dedádivas, moitará etc.) - leve algo para dar! Também será ensinado como fazer uma composteira para restos de alimentos.
Você também está convidado a levar sua proposta de ensino! Compareça!

End.: Av. Humberto Campos, 576 - Vila Elma, Ribeirão Pires, SP / telefone: 4825-2748

Manifesto dos Estudantes da FSA - Luta pela Educação

Estudantes do Centro Universitário Fundação Santo André dão mais um passo na luta pela educação; pelo esnsino público e de qualidade. Segue o manifeso escrito em 25/04, na reitoria ocupada.
Alunos ocupam reitoria da FSA (25/04/08). Segue abaixo manifesto dos estudantes ocupados, determinado em assembléia e pauta de reivindicações.
Manifesto dos Estudantes da Fundação Santo André - 25 de abril de 2008


Dando continuidade ao processo iniciado em 13 de setembro de 2007, contra os aumentos das mensalidades; pela abertura dos primeiros anos dos cursos sem a exigência de número mínimo de alunos e contra a repressão aos alunos e professores. Tendo em vista a situação dos alunos e professores a situação se agravou em 2008. Ou seja: de 11 cursos da Fafil, somente 3 desses abriram primeiros anos, e autoritariamente a reitoria fechou os quartos anos diurnos de alguns cursos, impondo a transferência compulsória para o noturno, inviabilizando sua continuidade para os anos seguintes.
O autoritarismo aumentou! A Direção da Fafil foi novamente imposta sem ser eleita; a perseguição e sindicâncias políticas continuaram, e, ao invés de dialogar com os estudantes, a reitoria impediu nossa liberdade de manifestação, cercando o prédio da reitoria com grades em um espaço dentro do Campus, e derrubou a quadra, acabando com a única área de convivência dos estudantes. Tudo isso por conta do favorecimento aos comissionados, que como já é sabido, tem ligações estritas com o partido dos trabalhadores e a Prefeitura de Santo André, que se mostra conivente quanto aos esquemas financeiros dentro do CUFSA e à precarização de seus cursos.
Visto isso, exigimos:
-Preparação de Vestibular em Junho/Julho de 2008, com controle dos estudantes e professores;
-Redução das mensalidades;
-Reabertura dos quartos anos do período matutino;
-Fim da cota mínima de estudantes para abertura de salas;
-Reabertura da Quadra;
-Imediata formação de um grupo de trabalho e um fórum para encaminhar a federalização do CUFSA;
-Retirada imediata das sindicâncias contra professores, funcionários e alunos, que foram abertas durante a gestão da administração de Odair Bermelho;
-Exigência da presença do Ministério Público Federal, para se pronunciar junto aos alunos e professores;
-Regularização dos cursos livres;
Por tudo isso, imediata demissão da Reitoria.

Reafirmamos a todos que esse movimento é pacífico e formado pelo conjunto dos estudantes, sem influência de diretrizes político-partidárias.