quinta-feira, 10 de abril de 2008

Programação da Semana

Curso livre de Inglês
Desenvolver e aperfeiçoar a língua inglesa através de um trabalho coletivo de auto-educação, compartilhamento de materiais didático-pedagógicos e gestão coletiva.
Dias: 4º Feira das 18:00h às 19:00h.
Local: Diretório Honestino Guimarães - Fundação Santo André - FAFIL(Av. Príncipe de Gales, 821 - S.A.)
Construção de Núcleo Artístico (com Gontran Netto)
Produção de arte e desenvolvimento do Coletivo da Escola Livre
Dia: 4ª feira - às 18h.
Local: Diretório Acadêmico Honestino Guimarães, FAFIL - Fundação Santo André (Av. Príncipe de Gales, 821 - S.A.)
Treino de Capoeira
Dia: 5ª feira - das 16h às 18h.
Local: Fundação Santo André - Em cima do auditório da FAFIL (Av. Príncipe de Gales, 821 - S.A.)
Iniciação Musical em Violão e Guitarra
Proporcionar pequena noção da linguagem musical com o intuito de que possam prosseguir se aprofundando posteriormente a partir da base aplicada.
Dia: Sábado - às 12h e às 15h
Local: Diretório Acadêmico Honestino Guimarães, FAFIL - Fundação Santo André (Av. Príncipe de Gales, 821 - S.A.)
Curso de Teatro
Estudo em grupo da história e técnicas teatrais, se desenvolvendo até as noções da montagem de um espetáculo - Idade mínima 15 anos
Dia: Todo Sábado - das 16h às 17h30.
Local:
Quadra da Fundação Santo André (Av. Príncipe de Gales, 821 - S.A.)Em andamento

sexta-feira, 4 de abril de 2008

A Escola Livre

“A aquisição da cultura (...) significa,
numa palavra, a conquista da liberdade.”

Um dos maiores ganhos oriundos da interação entre as diferentes pessoas envolvidas no movimento estudantil da F$A foi a percepção da capacidade de produção cultural (intelectual e material) que a autonomia e o coletivismo proporcionam.
Livre das normas da instituição, dentro de um espaço propício para o desenvolvimento humano, os alunos da FSA, numa integração entre os diferentes cursos, movimentos sociais e a comunidade local, proporcionaram atividades multidisciplinares, gratuitas e livres de burocracia, que contribuiram para o desenvolvimento intelectual e humano dos participantes e para o bem comum.
Dentro da percepção que a falta de articulação dos indivíduos e dos diferentes setores sociais divide o conhecimento em inúmeras partes e prejudica a reivindicação de direitos justos de cada pessoa, surge a Escola Livre de Ciência e Cultura.
Ela funciona a partir da utilização de lugares diferenciados (a princípio o mais utilizado é F$A) para a ocorrência das atividades propostas pelas pessoas que estão dispostas a participarem efetivamente; as principais atividades desenvolvidas são: aulas, palestras, exposições, oficinas, etc. ministradas por grupos autônomos e/ou por todo e qualquer indivíduo que se julgar capaz, sendo ele diplomado ou não. As atividades ministradas têm como finalidade acrescentar novas perspectivas culturais tanto àqueles que recebem quanto àqueles que doam, o que acreditamos ser um bem comum e um direito natural do homem, o conhecimento.
Hoje, um dos focos de atuação da ELCC é trazer a comunidade para dentro da F$A, uma vez que ela é pública e suas atividades devem servir para o desenvolvimento dos cidadãos da região.
São ministrados no espaço dos estudantes (Diretório Acadêmico) os cursos livres de Ciências Sociais, História e Geografia, uma vez que a instituição não abriu estes e demais outros cursos alegando não haver procura da sociedade. Com mais de 200 inscritos para os cursos livres (em uma semana de inscrição), mostramos que a comunidade está interessada em estudar e na sua maioria não tem condições de pagar.
Outras atividades continuam ocorrendo, dentro e fora da FSA. Convidamos a todos para participarem das atividades propostas e a trazerem novas idéias.
Confira a programação neste blog...