quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Palestra sobre Escola/Universidade Livre - dia 04/12

Dia 4 de Dezembro às 14h30, no projeto SOL/SA
Palestra com a professora da Universidade Livre do Porto, Manoela Terrasêca.


Ela vem discutir conosco justamente esta questão da escola/universidade livre, e contar um pouco de sua experiência lá em Portugal. Antes será apresentado o documentário Torre Bella, e a professora iniciará a discussão logo em seguida.


Um breve histórico:
A Universidade Popular Portuguesa foi fundada em 1919 (sendo encerrada em 1944). Universidades populares e universidades livres haviam surgido pouco tempo após a implantação do regime republicano, mas já na sequência da tradição das academias de estudos livres e da associação A Voz do Operário, constituídas no último quartel do século XIX por iniciativa de trabalhadores. Eram esses projectos inspirados por ideais socialistas, dirigidos para a elevação do nível cultural e para a maior intervenção social da classe trabalhadora. Mas a Universidade Popular Portuguesa foi um projecto que beneficiou do entusiasmo da elite cultural, consciente do elevado índice de analfabetismo e preocupada com o elevado isolamento cultural das massas proletárias (sobretudo urbanas), indo ao encontro das aspirações dos trabalhadores e contando com a sua pronta adesão. A participação activa de Caraça nesta Universidade surge como um sinal claro de opção de classe que não viria a ser atraiçoada e ponto de partida para um percurso de intervenção cultural e cívica exemplar.

A palestra será aberta, quanto mais pessoas melhor!
Oo projeto fica no Prédio da Faeng II (Fundação Santo André), segundo andar, e a palestra ocorrerá na sala 22.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Sarau na Quadra - Sexta-Feira

SARAU NA QUADRA


NESTA SEXTA-FEIRA (30/11), À PARTIR DAS 22H30, SARAU DE PRÉ-LANÇAMENTO DA ESCOLA LIVRE DE CULTURA E CIÊNCIA


"Traga sua arte e seu instrumento"

POESIA, DANÇA, MÚSICA, CALDOS, DIVERSÃO E
ODAIR FORA DA FUNDAÇÃO!!!



Local: Quadra da Fundação Santo André
Av. Príncipe de Gales, 821 - S. A.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Inauguração da Escola Livre


Convidamos a todos para a inauguração da Escola Livre de Cultura e Ciência.


Dia 01 de Dezembro de 2007, às 15h.

Local: Fundação Santo André - Prédio da FAFIL
(Av. Príncipe de Gales, 851 - S.A.)


"Todo pensamento já superado deve ser revolucionado"

PALESTRA DE INAUGURAÇÃO COM A PROFESSORA LÍVIA COTRIM , ÀS 16H - NO AUDITÓRIO DA FAFIL

ESCOLA LIVRE DE CULTURA E CIÊNCIA

A Escola Livre de Cultura e Ciência tem como principal intuito proporcionar a interação social tão necessária ao bom exercício do saber.
As atividades ministradas terão como finalidade acrescentar novas perspectivas culturais tanto àqueles que recebem quanto àqueles que doam, o que acreditamos ser um bem comum e um direito natural do homem, o conhecimento. Ou seja, proporcionar real e mútua interatividade entre especialistas e leigos, diplomados ou não, de diversas áreas e instâncias do desenvolvimento cultural e científico produzido pelo homem; o que ocasionará o surgimento natural de novas perspectivas e idéias enriquecedoras para o processo de desenvolvimento intelectual e criativo dos indivíduos, visando sua humanização.
A Escola Livre se coloca com a responsabilidade de cumprir com princípios básicos como igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte do saber; o respeito à dignidade e às liberdades fundamentais da pessoa humana; o desenvolvimento integral da personalidade humana e sua participação na obra do bem comum; e o desenvolvimento da capacidade de elaboração e reflexão crítica da realidade; inclusive contidos, respectivamente, nos artigos 206 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e no artigo 237 da Constituição do Estado de São Paulo.
Objetivo
A Escola Livre é um coletivo composto por indivíduos de diferentes áreas, interesses e instâncias do conhecimento. Seu funcionamento depende única e exclusivamente da ação destes indivíduos e da ação de todas e quaisquer pessoas dispostas a integrar o projeto. O objetivo central desta Escola é a utilização dos espaços (objetivando o surgimento de zonas autônomas temporárias) tornando real o acesso à pluralidade de idéias e à liberdade de expressão, sem nenhuma restrição pré-concebida.
Serão promovidas atividades interdisciplinares das ciências, das artes, dos ofícios e de qualquer outro campo do conhecimento humano.
As aulas, palestras, cursos, etc, não serão cobrados, portanto, os professores, mantenedores e demais componentes não serão remunerados por seus trabalhos. Para contribuir com a Escola Livre não será necessário possuir diploma ou reconhecimento de qualquer instituição ou órgão.
Serão professores da ELCC todos e quaisquer indivíduos que se julgarem capazes de ministrar alguma atividade da qual sejam especialistas ou não, e que tenham seus projetos aprovados pelo coletivo. Os projetos das atividades (aulas, palestras, mini-cursos, etc) serão analisados pelo conjunto e, após aprovação, serão colocados em prática de acordo com o tempo e o espaço hábil para sua realização. O método para aprovação de algum projeto será o consenso do coletivo atuante.
A ELCC não tem nem terá ligação com nenhuma instituição burocrática, seja ela pública ou privada, assim como a nenhuma organização partidária. Qualquer auxílio material, intelectual e afim, destinado à Escola Livre será aceito de bom grado, desde que sua ação cumpra exclusivamente a proposta da Escola.
A Escola Livre não tem fins lucrativos, quaisquer eventos ou atividades que busquem o recolhimento de fundos serão no intuito de reverte-los para a manutenção e estruturação da Escola; bem como doações ou quaisquer outros meios de arrecadação terão o mesmo objetivo.

Estrutura
A estrutura da Escola Livre será adequada de acordo com a necessidade e disponibilidade correspondente a cada atividade.Iniciaremos as atividades no campus do Centro Universitário da Fundação Santo André, no dia 01 de dezembro de 2007, na cidade de Santo André – SP, Brasil.